Sou Rosi Guimarães, editora do Nós no Chile desde 2014 e é com muito entusiasmo que apresento meu mais novo projeto: Comer e Beber no Chile. A paixão pelo vinho e pela boa comida me inspiraram neste novo desafio.
A ideia do Comer e Beber surgiu em dezembro de 2019 e, desde então, comecei a trabalhar no desenvolvimento da página e do perfil no Instagram – @comerebebernochile . O intuito é divulgar gastronomia, vinhos, cafés e cervejas aqui do Chile. O lançamento da página estava planejado para o dia 19 de março, seria meu presente de aniversário, mas o coronavírus chegou e adiou minha festa.
Enfim, como estamos de quarentena em casa, aproveitei a oportunidade e o tempo disponível para preparar comidinhas que me remetem à infância, me trazem lembranças de estar na cozinha com minha mãe que sempre preparava (e até hoje ainda prepara, embora com menos frequência) as quitandas para o café da tarde. Me lembro, como se fosse hoje, dos biscoitos de polvilho, das roscas, das broas de fubá, do pão de queijo, tudo preparado no forno a lenha. Acender o fogo era sinônimo de comilança e alegria.
Me lembro também do cheiro do frango sendo frito no fogão a lenha e do quiabo sendo refogado numa panela à parte para depois virar o delicioso frango com quiabo e angu, um dos meus pratos preferidos. São tantas memórias afetivas. Ah! O feijão tropeiro era motivo de reunir a família. Quando o clima esfriava um pouquinho, era hora de preparar a feijoada. Como era bom ter a casa cheia e o cheiro da comidinha caseira no ar.
Essas memórias voltam nos momentos difíceis e me fazem querer reviver o passado. Ainda mais estando longe da família e da minha Minas Gerais.
Foi o que eu fiz, fui para a cozinha comecei a preparar as comidinhas que me lembram a casa da minha avó e da minha mãe, pratos simples e gostosos.
Comecei a publicar algumas receitas nas redes sociais do blog Nós no Chile. Então pensei: por que não aproveitar o momento e colocar as receitas no Comer e Beber e divulgar tanto para os brasileiros que moram aqui no Chile, quanto para você que me segue?
É isso que farei a partir de hoje. É hora de me reinventar novamente e trazer pra você um pouco do que sei e aprendi com a minha mãe, adaptando as receitas aos produtos disponíveis aqui no Chile.
Quando tudo isso passar e eu puder voltar a sair para restaurantes e vinícolas, retomo o objetivo principal do Comer e Beber no Chile. Por enquanto, fiquem com o Comer e Beber na minha cozinha.
Não sou especialista em gastronomia, mas o vinho e a comida são umas das minhas paixões que quero dividir com você.
Seja muito bem-vindo!