A El Principal é uma vinícola que aposta no foco. Sua produção é voltada para três vinhos tintos e um único branco com base na exclusiva cepa de origem espanhola chamada Verdejo. Sua produção total é relativamente pequena: são 160 mil garrafas ao ano, sendo 95% exportadas para o mercado internacional, principalmente para o Brasil.

Mas essa história de sucesso começou bem antes quando as terras do Vale de Alto Maipo eram ocupadas pelo povo originário e o Cacique Picunche Andetelmo era seu líder. Por seu caráter, ele foi apelidado de “El Principal”, dando origem ao nome da fazenda que veio a transformar-se no vinhedo e na vinícola fundada em 1993 por seus primeiros proprietários, o chileno Jorge Fontaine Aldunate e o enólogo francês Jean Paul Vallete. Da experiência de ambos, nasceu o projeto de cultivar inicialmente uvas Cabernet Sauvignon e Carménère.

Os vinhos da El Principal

A primeira colheita aconteceu em 1999 e, com ela, a safra do primeiro vinho tinto que não poderia ser batizado com outro nome além daquele que marcou esta história: o ícone El Principal. Trata-se de um vinho marcante, reconhecido como premium desde sua primeira produção e que, atualmente, se renova com uma pequena mescla de Petit Verdot.

Neste mesmo momento, também nasceu o segundo tinto que recebeu o nome de  Memorias em homenagem à história do Povo Picunche. A espiral de seu rótulo faz alusão ao movimento circular das experiências e ao equilíbrio alcançado por sua mescla de Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Syrah, Carménère e Cabernet Franc.

Já o terceiro tinto, Calicanto, surgiu na vindima de 2007 com uma mescla de cepas tintas,  simbolizando a primeira ponte sobre o rio Mapocho e a união entre tradição e modernidade.

O segredo dos vinhos da El Principal é resultado de um vinhedo que concentra um terroir privilegiado por estar aos pés da cordilheira, em altitude de quase mil metros acima do nível do mar. O solo se compõe de materiais sedimentares diversificados e a altura contribui para sua drenagem. Tudo isso combinado a uma oscilação térmica que favorece a maturação das uvas.

A vinícola oferece dois tipos de tours. Ambos passam em visita pela bodega e explicam o processo de produção. A diferença é que no Tour El Principal são degustados todos os quatros rótulos e no Tour Memorias, os vinhos degustados são Calicanto e Memorias.

Outra atração especialíssima da El Principal é a opção de almoço, o Asado Campestre, que acontece em um lugar privilegiado no alto da propriedade com vista para todo o vinhedo. Com certeza, um almoço para encerrar a visita com chave de ouro.

Informações:

  • Casilla 420 Pirque, Santiago De Chile