A vinícola Clos Apalta figura entre as 25 melhores vinícolas do mundo em um ranking que reuniu especialistas de todo o mundo em 2019. E não poderia deixar de fazer parte da nossa recomendação aos que buscam conhecer uma vinícola especial no Chile.

Sua história começa na França do século XIX quando a Família Lapostolle iniciou a produção de destilados, resultando na criação do famoso licor francês Grand Marnier. A tradição foi passada de geração para geração até que Alexandra Marnier Lapostolle e Cyril de Bournet vislumbraram a possibilidade de produzir vinhos ícones em terroir chileno.

Assim nasceu a Lapostolle Wines em 1994. Para esse empreendimento, foram escolhidos três vinhedos totalizando 370 hectares nos Vales de Casablanca, Cachapoal e Colchagua. Este último foi o escolhido especialmente para receber a sede original da Lapostolle na localidade de Cunaco, próximo a Santa Cruz, e também a moderna Vinícola Clos Apalta, no vale de Apalta, a 150 quilômetros de Santiago.

A escolha deste local não se deu ao acaso. O microclima semi mediterrâneo oferece condições perfeitas para o processo de maturação das uvas. O solo e a localização entre o rio Tinguiririca e a pré-cordilheira também contribuem para o equilíbrio harmonioso das videiras, muitas delas trazidas da França.

As principais cepas produzidas no vinhedo são Carménère e Cabernet Sauvignon. Mas as mesclas sofrem pequenas variações de acordo com a safra. O Le Petit Close 2016, por exemplo, combina essas uvas com Merlot, produzindo cor intensa, aroma de frutas vermelhas e baunilha, além de sabor encorpado. Mas a sensação é o ícone Clos Apalta 2015 com sua coloração rubi, aroma de frutas negras e taninos aveludados, que recebeu nada menos que 100 pontos na avaliação do renomado crítico americano de vinhos, James Suckling.

Outro ponto alto desta vinícola é seu projeto arquitetônico realizado pelo arquiteto chileno Roberto Benavente. Na aproximação, além da beleza das montanhas e do vinhedo, já é possível perceber sua construção em formato de ninho de pássaro.

O tour oferecido para conhecer as instalações é surpreendente desde a parte externa. O acesso ao interior é feito pelo alto, através de uma escadaria em formato de caracol ao redor de um pêndulo que representa o movimento da terra e remete ao conceito orgânico e biodinâmico da vinícola. Além da sala com as máquinas, também visita-se a bodega e a belíssima sala de degustação. Todas as explicações permitem compreender a excelência do processo e a qualidade dos vinhos produzidos.

Não bastasse a visita, a vinícola oferece uma experiência ainda mais imersiva através da hospedagem no Clos Apalta Residence que possui apenas quatro quartos, cada um com projeto exclusivo priorizando conforto, privacidade e serviços diferenciados. E ainda totalmente integrados com o ambiente externo. Quem se hospeda no hotel também pode desfrutar da gastronomia do seu restaurante e passeios de bicicleta ou à cavalo, além das atrações culturais da região.

Informações:

CLOS APALTA WINERY VISITS

Phone: +56-72 2953 350 – E-mail: closapaltatours@closapalta.com

CLOS APALTA RESIDENCE

Phone: + 56-72 2953 360 – E-mail: residence@closapaltaresidence.com